quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dia 4 - Palmas, Ilha do Canela e Taquarussu

Acordamos muito mais tranqüilos por não ter compromisso de horário com o grupo. Tomamos café com calma e fomos para a Praia da Graciosa. Praia, em Tocantins, como assim? Pois é, existem muitas praias fluviais no estado. Desde que construíram uma hidrelétrica no Rio Tocantins formou-se um grande lago ao lado de Palmas (antes o nível da água variava muito mas agora ficou estável). Nos contaram que a praia antes tinha muita estrutura pro turismo e muitos quiosques. Chegamos lá e estava vazia, dia nublado e parece que nos feriados muita gente volta pras suas cidades natais. Os quiosques (que estão mais para restaurantes) ainda estão funcionando por lá no calçadão acima da praia. Pegamos um barco pra Ilha do Canela (R$10 ida e volta, 20 minutos de trajeto) e ficamos maravilhados! Uma ilhazinha pequena, no meio do "lago", com um gramado no meio, areia de praia, coqueiros, quiosques para você sentar dentro da água e tomar uma cerveja e um peixe delicioso no restaurante. Era isso que precisávamos para relaxar! A única desvantagem era o sertanejo na caixa de som que não tinha como fugir, mas até disso nós gostamos (depois de horas e horas de som diversificado no jipe do Jalapão estamos ouvindo de tudo). O restaurante traz um isopor com latinhas de cerveja e você fica na praia numa boa, sensacional! As praias fluviais aqui já tiveram muitos ataques de piranha (a hidrelétrica desequilibrou o ecossistema e ainda se come muito tucunaré que é o predador natural da piranha) mas agora eles colocam telas isolando as praias (na Ilha do Canela não é diferente).

Saímos de lá e fomos para a Tirolesa Vôo do Pontal, a segunda maior do Brasil com 1300 metros de comprimento. Ela sai do topo de uma montanha e termina em uma agradável chácara de donos simpáticos e atenciosos. Para subir até o alto da montanha são 25 minutos na caçamba de um caminhão. Ao subir na plataforma e olhar lá pra baixo realmente dá medo mas os instrutores são ótimos e explicam tudo com muito detalhe. A Juli subiu na plataforma e decidiu que não ia, mas o instrutor (Ademir) passou muita confiança e ela acabou indo, mais um passo para superar o medo de altura! Ficamos um tempo conversando com um senhor que estava "parando" na chácara enquanto esperávamos o guia do grupo ir nos buscar (eles estavam em umas cachoeiras próximas e desistiram de fazer a tirolesa).

O guia nos pegou e encontramos o grupo no centro de Taquarussu onde estava rolando um bloquinho de carnaval! Bandas ao vivo, música boa, cerveja e tudo bem organizado, realmente surpreendente. Devia ter umas 200 pessoas. Quem disse que no Tocantins não tem carnaval?! Voltamos pra Palmas, comemos uma pizza com o que restou do grupo (alguns já tinham ido embora) e fomos dormir. No dia seguinte acordamos e já fomos para o aeroporto pegar o vôo de volta. Apesar de cansativa, a viagem foi muito legal e conhecemos um lugar bem diferente e um povo muito simpático no meio do nosso Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário